Cases de Sucesso

A GMF cria uma relação de parceria com seus clientes, resultando em cases com excelentes resultados.

Águas de Itu - Inovação Tecnológica

A GMF inicia seus serviços no município de Itu em 2008, contratada pela Prefeitura, com seu Sistema de Recadastro Comercial de Consumidores, Kyra ®, em plataforma WEB, com a coleta dos dados por meio da utilização de microcoletores de dados portáteis.

Em 2008 o município de Itu recebeu os primeiros serviços da GMF, por meio do recadastro comercial dos consumidores, com a implantação do software Kyra® em plataforma WEB, operado em microcoletores de dados portáteis. No ano de 2009 a GMF foi contratada pela Concessionária Águas de Itu para fornecer o sistema de gestão comercial Inteligest® também em plataforma WEB. A implantação do sistema foi concluída em 5 meses com retaguarda e já nos 3 primeiros meses pós implantação pôde ser observado o aumento na arrecadação.

Outros serviços vieram para somar e oferecer maior segurança e qualidade aos consumidores além de reduzir erros, como a implantação da leitura simultânea, o acompanhamento online das operações em campo e o desenvolvimento da Agência Virtual que, além de reduzir custos e volume de atendimento para Companhia, disponibilizou aos consumidores mais opções de atendimento, com maior facilidade, rapidez e comodidade. Desde o inicio da operação da GMF em Águas de Itu, tanto o faturamento como a arrecadação tiveram um aumento de 50%.

Várzea Grande – Atuação Global com Solução Integrada – Software e Operação

Em 2010 iniciaram as atividades para o DAE de Várzea Grande pelo Consórcio Águas de Várzea, onde a GMF é sócia com 51%. A implantação do sistema de gestão comercial Inteligest® foi realizada em 60 dias, incluindo migração de dados, parametrização, customização, treinamento e acompanhamento pós-implantação.

Operando em tecnologia WEB com hospedagem em data center, a GMF proporcionou a redução de custos com segurança, controle e confiabilidade. O levantamento cadastral foi iniciado em etapas, a fim de atualizar o banco de dados e posterior melhoria no parque de hidrômetros da região.

SABESP - Prêmio de Eficiência Operacional

O Premio de Eficiência operacional foi instituído em 2007 pela SABESP com o objetivo premiar as empresas pela recuperação dos grandes índices de perdas físicas.
A GMF foi premiada nos quatro últimos anos pelos contratos de leitura simultânea nas Unidades Sul e Norte:

V Prêmio Eficiência Operacional - Programa Redução de Perdas
Melhor Prestador de Serviço TACE. Unidade de Negócios Norte. Diretoria Metropolitana (Julho/2012)

IV Prêmio Eficiência Operacional MS – 2010
Categoria: Fornecedor Externo – Prestador de Serviço de apuração de consumo. Eficiência na apuração no volume medido por meio do TACE. GMF Gestão de Medição e Faturamento Ltda – Unidade de Negócio Sul – MS (Agosto 2011)

III Prêmio de Eficiência Operacional MS – Programa de Redução de Perdas
Melhor Prestador de Serviço TACE. Unidade de Negócios Norte - (Junho/2010)

II Prêmio Eficiência Operacional MS – Programa de Redução de Perdas 2009
Categoria: Prestador de Serviço - TACE com maior índice de apontamento de vazamentos. GMF – Unidade de negócio Sul – MS (Março 2009)

CEDAE/RJ – Acréscimo da receita

Como estratégia para a recuperação da receita e aumento na arrecadação a CEDAE licitou em lotes os serviços de manutenção cadastral, roteirização, leitura com emissão simultânea, dimensionamento e instalação de hidrômetros, corte e religação e caça fraude. A GMF foi contemplada com a região metropolitana do estado. Além de operar o respectivo lote, a GMF foi contratada pelos consórcios das demais regiões para desenvolver um software próprio e mantê-lo, o sistema Metrus, especificar os equipamentos, instalar a infra-estrutura de rede e integrá-los com os sistemas da CEDAE.

Desde a implantação destes serviços, incluindo a leitura simultânea, a companhia apresentou um aumento de receita e arrecadação de 115% e 180% respectivamente. Atualmente a CEDAE é responsável pelo consumo aferido em mais de 1,4 milhões de ligações cadastradas nos 64 municípios atendidos pela companhia no estado do Rio de Janeiro.

SAAE Guarulhos – Transferência Tecnológica

Com o objetivo de desenvolver um software próprio, o SAAE Guarulhos em 2001 lançou uma licitação para buscar no mercado uma empresa que pudesse realizar essa transferência tecnológica para o perfil tecnológico que eles estavam interessados, front-end na plataforma Windows e banco de dados Oracle. Os sistemas consistiam na gestão comercial, dívida ativa, execução fiscal e leitura com emissão simultânea. Atualmente os sistemas estão em operação e contam com a manutenção e suporte de técnico da GMF com estrutura e pessoal alocados no próprio SAAE.

Águas do Amazonas – Take over

A empresa Suez Lyonnaise des Eaux comprou no ano de 2000 a concessão de parte dos serviços antes geridos apenas pela COSAMA. A GMF foi contratada pela nova concessionária Águas do Amazonas, foi responsável pela migração da base de dados do sistema anterior para o Inteligest®. A migração compreendeu mais de 200.000 ligações e seus respectivos históricos de leituras e pagamentos. Este processo envolveu também a alteração nos critérios de cobrança de conta de água para nota fiscal, devido à mudança da administração de empresa pública para privada.

Além de oferecer o sistema e realizar todo processo de Take Over, a GMF também era responsável pelas atividades de operação em campo, incluindo leitura e entrega simultânea de contas e documentos, corte e religação do fornecimento no cavalete, ramal exposto e escavação e todos os tipos de religações. A GMF atuou em Águas do Amazonas até meados de 2005.

Águas de Limeira – Desenvolvimento Customizado para Certificação ISO

Para as empresa privadas, a qualidade dos serviços é a maior garantia de sucesso. A certificação é uma das formas de mostrar para o mercado que está dentro dos padrões e garantir um serviço seguro. A GMF foi contratada em 1999 para adequar o sistema comercial a fim de atender os requisitos para a obtenção da certificação ISO 9002. Foi desenvolvido um sistema customizado em plataforma Oracle no ambiente cliente servidor.

Todo processo de desenvolvimento foi pautado sob as orientações da empresa certificadora e colaboradores da companhia, além do dimensionamento e especificações técnicas dos equipamentos e servidores, treinamento, homologação da infra-estrutura e manualização. A atuação da GMF em Águas de limeira foi até meados de 2004.

SABESP Unidade de Negócios Sul (São Bernardo do Campo) – Migração

Em 2003 a SABESP negociou com a Prefeitura de São Bernardo do Campo a concessão dos serviços prestados pelo DAE. A assunção SABESP foi imediata para iniciar as operações e o faturamento, originando um enorme desafio em curto espaço de tempo. A GMF foi convidada pela superintendência da SABESP para efetuar a transposição dos dados comerciais existente no DAE para o equipamento mainframe da Unisys em operação na SABESP. Em apenas 3 meses foi concluída a transição iniciando a emissão das contas pela SABESP em seu ambiente.

SAAE Sorocaba

Em 2002, o SAAE Sorocaba realizou a licitação para implantação da leitura informatizada e a GMF foi a empresa vencedora. O processo de adaptação dos leituristas foi realizado por meio de treinamentos com os equipamentos portáteis e acompanhamento em campo.

A segunda atuação da GMF no município foi para implantação do sistema de gestão comercial Inteligest®, incluindo o levantamento dos requisitos de infra-estrutura e hardwares. Para acompanhar as novas tecnologias no setor, o SAAE optou por iniciar a leitura com emissão simultânea. A GMF ganhou a nova licitação e deu continuidade aos trabalhos, inclusive com a adequação dos roteiros e implantação da leitura simultânea, já em operação no SAAE.

SANEAR

Os serviços de saneamento de Rondonópolis eram de concessão da SANEMAT. Com a municipalização para o DAE Rondonópolis e a GMF foi responsável pelas adaptações para operação do sistema comercial Inteligest®, envolvendo cerca de 27 mil ligações, com um faturamento de aproximadamente para R$ 500 mil. A GMF foi responsável pela roteirização, recadastramento, introdução da leitura informatizada com a emissão simultânea, recebimento na tesouraria da SANEAR, espelhamento do servidor e sistema de coleta de resíduos sólidos. Desde o inicio das implantações, o SANEAR teve um aumento representativo no faturamento e passou para cerca de 70mil ligações cadastradas.

SAEMA

A GMF iniciou as atividades na cidade de Araras no ano de 2003. A implantação sistema comercial Inteligest® foi concluída em apenas 3 meses, incluindo as customizações, migração dos dados, criação de layouts , manualização e treinamento.

Em 2010, após a GMF vencer o novo processo licitatório, foi iniciada uma segunda fase no SAEMA, a modernização dos processos, que inclui a leitura simultânea que já está em operação e a próxima etapa do projeto que compreende a migração do sistema de gestão comercial para plataforma Web, possibilitando o acompanhamento on-line das operações de campo, proporcionando maior visibilidade e controle das ações operacionais pelos gestores.